terça-feira, 12 de junho de 2012

Tilápia com purê de mandioca


Apesar de quase nunca postar receitas com frutos do mar, eu adoro e tento comer umas duas vezes por semana, as vezes deixo de fazer por preguiça de ir ao supermercado comprar, afinal frutos do mar tem que ser o mais fresco possível.

A receita de hoje é super simples, saudável  e rápida de fazer.

Vamos aprender?




O purê: 

Para duas pessoas, cozinhe metade de uma mandioca grande e uma batata inglesa. É muito importante colocar a batata inglesa, pois a mandioca sozinha fica com uma consistência muito dura (consistência igual uma "cola", acho que é por causa do amido, acho!). A batata inglesa ajuda a ficar mais flexível. (Espero que tenha dado para entender essa etapa! rs!).

Depois de cozidos, existem duas opções:  espremer com o garfo, ou bater no liquidificador junto com um pouco da água do próprio  cozimento. Eu não  me importo se tiver uns pedaços de mandioca/batata no purê , então  eu sempre espremo com o garfo.

Depois de espremido, volte para a panela e verifique o sal. Coloque um pouco de leite e uma colher de manteiga.



A tilápia:

Tempere os filés de tilápia com sal, ervas e limão. Deixe ficar nesse tempero por uns minutos. Em uma frigideira refogue no azeite o alho batido. Quando estiver bem douradinho, abaixe o fogo e acrescente os filés de tilápia. É importante deixar o fogo baixo para que a tilápia cozinhe por dentro. Se necessário, pode pingar umas gotinhas de água para ajudar no cozimento.

Depois de uns 15 minutos, quando perceber que a tilápia está cozida, aumente o fogo para dourar.

Pronto! Mais fácil impossível! 


Enjoy!

Um comentário: