quinta-feira, 14 de junho de 2012

Cozimento no Vapor



Hoje venho trazer para vocês uma super dica! Um acessório indispensável  para uma alimentação saudável.



Admito que nunca tinha visto esse “objeto” antes a o dia que minha mãe me deu um de presente (Na verdade ela comprou para ela e eu peguei emprestado para sempre! Sorry mãe!)

Nada mais é do que um utensílio doméstico para cozinhar no vapor. E lembre-se: cozinhar no vapor conserva os nutrientes dos alimentos e diminui consideravelmente o valor calórico. (\o/)

Vamos aprender como usar?



Coloque água no fundo da panela e a “cestinha” por cima. O material da minha “cestinha” é de silicone, mas existem várias outras opções. O fato de ser flexível permite que ela se encaixe em vários tamanhos de panela. 

Dicas para um bom resultado:

# 1 – Não aperte os alimentos na cesta, deixe uma espaço para que o vapor circule.

# 2 - Não deixe a água encostar no fundo da cesta pois ela vai ferver e entrar em contato com o alimento, perdendo assim a função  do cozimento no vapor.

# 3 - Evite abrir a panela durante o cozimento para não interromper a circulação do vapor.

# 4 - É importante que a tampa da panela seja aquela com um “furo” para o vapor sair um pouco.



Gente, é impressionante como o cozimento no vapor mantém a qualidade dos legumes/verduras, eles não desmancham e ficam com uma consistência  adequada. Sem falar dos nutrientes que não são descartados com a água.

Sinceramente não sei como vivi tanto tempo sem esse acessório. (Obrigada mãe!)

Espero que tenham gostado dessa dica!

4 comentários:

  1. Prima, isso é otimo mesmo.. eu ganhei um jogo da Tramontina que ja vem com a cestinha pra cozinhar no vapor.. nao largo mais..rs.. Beijao

    ResponderExcluir
  2. Pois e' prima, nao sei como vivi tanto sem o meu... Tb nao largo! Bjs...

    ResponderExcluir
  3. nao vivo sem ..... super util

    ResponderExcluir
  4. eu tenho desde casei há 40 anos, mas o meu já troquei varias vezes. gostei do modelo do seu. comprou aonde. o meu primeiro dizia ser de inox mas depois ficou preto, ai comprei outro e assim foi. esse pelo menos parece não ficar preto. poderia passar aonde comprou? Grata

    ResponderExcluir