sábado, 28 de julho de 2012

Snack # 3

Nada mais refrescante e “light” nos dias quentes que um yogurt com frutas.

Sempre opto pelo yogurt natural e combino com frutas variadas. Pode adoçar com mel ou adoçante.



Eu usei kiwi. E para acompanhar usei granola, mas pode ser aveia. Use a criatividade!

Enjoy!

Lasanha de Berinjela



Tem coisa mais gostosa que uma lasanha? E se ela for light? Melhor ainda, né?

É  isso que vou ensinar hoje: uma lasanha light!

Vamos aprender?



Fatie uma berinjela grande no sentido do comprimento. É  importante cortar da mesma espessura para que o cozimento seja uniforme, por isso é bom usar um fatiador no estilo do “mandoline” .

Coloque as fatias de berinjela lado-a-lado em um tabuleiro, regue com um fio de azeite, tempere com sal e leve ao forno por uns 10 minutos (o tempo vai variar de acordo com o seu forno, deixe até que a berinjela cozinhe um pouco).

Depois de pré -cozida, retire do forno e chegou a hora de montar a lasanha. Intercale camadas de berinjela, molho de tomate, ricotta, mussarela e peito de peru.  Repita essa sequência 3 vezes. Termine a última  camada com ricotta e um pouco de mussarela.

Leve ao forno novamente para terminar o cozimento e gratinar. Mais ou menos uns 20 minutos.



Sirva com uma salada verde ou arroz branco...


Enjoy!

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Snack # 2


Bateu fome no meio da tarde?

Torrada integral com geléia de morango... Simplesmente A.M.O.!



Se quiser uma opção salgada, pode substituir a geléia por  queijo cottage ou polenguinho.

Enjoy!

Conchiglione Recheado



Macarrão  “concha” (ou conchiglione) recheado com espinafre e ricota: coisa mais simples, light e gostosa impossível!



Cozinhe o macarrão  na água  com sal até chegar ao ponto do “al dente, não  deixe cozinhar muito senão a “concha” pode quebrar na hora de rechear.  Depois de cozido, escorra e reserve.

Em uma panela, refogue o espinafre no azeite, alho e na cebola ralada ou cortada em cubos bem pequenos. Depois de refogado, volte com o espinafre para uma tábua e pique com a faca em tamanho bem pequeno, pode também bater em um mini-processador. Volte com o espinafre picado (ou processado) para a mesma panela e acrescente a ricota. Verifique o sal.

Recheie as conchas e sirva ainda quente.



Eu optei em servir sem molho, mas pode colocar em uma travessa de vidro, acrescentar molho de tomate, polvilhar com queijo parmesão e levar ao forno para gratinar.

Enjoy!

terça-feira, 24 de julho de 2012

Snack # 1

Essa semana vou postar opções de “snacks”, ou seja, lanches rápidos para quando a fome bater entre uma refeição e outra.

Eu sempre tenho algo light para comer dentro da minha bolsa. Isso evita cair em tentações...

Uma dica importante a ser lembrada: eu sempre procuro comer algo de 3 em 3 horas, assim nunca vou para as refeições principais com muita fome e consequentemente como menos. (#fica a dica!)




Amêndoa  é o “snack” de hoje, super simples de encontrar e pode ser carregado dentro da bolsa sem o menor problema.

Outra dica também importante: fazer porções, ou seja, nunca coma as amêndoas direto do pote (do pacote), faça  pequenas porções  em vasilhas de plástico menores para assim, evitar comer mais do que se deve, afinal é so um “snack”. (#fica a dica 2!)




As minhas porções geralmente tem entre 15 a 20 amêndoas...

Espero que tenham gostado das dicas!

Enjoy!

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Trouxinha de Alface com Frango



Nada mais é do que um frango refogado servido nas folhas da alface.

Vamos aprender?



Corte o peito de frango em cubos bem pequenos, tempere com sal, limão e molho inglês ou molho shoyo.

Em uma panela refogue no azeite a cebola cortada em cubos bem pequenos. Depois que a cebola murchar e dourar, acrescente o alho batido. Depois que o alho dourar, acrescente o frango. Cozinhe o frango em fogo baixo. Depois de cozido, aumente o fogo para dourar. No final acrecente os tomates-cereja e a salsinha ou cebolinha verde picada.



Sirva quente em cima das folhas da alface.  É melhor usar a alface tipo “americana” pois a folha é mais consistente e crocante.  Mas como eu não tinha, usei a alface normal e ficou bom do mesmo  jeito.

Enjoy!



terça-feira, 17 de julho de 2012

Purê com manjericão



A receita de hoje é uma dica simples para mudar a "cara" do tradicional purê de batata.

Para isso, basta acrescentar manjericão! Além da cor diferente, o sabor fica especial. Um ótimo acompanhamento para qualquer tipo de prato: carne, peixe ou frango.

Vamos aprender?





Prepare o purê de batata da forma tradicional: batatas amassadas, leite, sal & manteiga. Reserve.

Em um mini processador, coloque folhas de manjericão, azeite e um pouco de leite. Deixe triturar até virar um creme, depois acrescente no purê e mecha em fogo baixo.

Para dar um toque ainda mais especial, pode colocar um pouco de queijo parmesão ralado fresco.



Sirva quente!


Enjoy!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Salada com Feijão


Eu sei que o “Desafio da Salada” terminou, mas eu não podia deixar de compartilhar com vocês essa dica.  Na verdade é um ingrediente específico que eu achava que nunca combinaria em uma salada até eu provar pela primeira vez. (Nada de preconceitos!)

E esse ingrediente inusitado é o feijão, sim feijão !  A primeira vez que pedi a salada “Southwestern” em um restaurante, nem sabia o que vinha e me surpreendi com a mistura de sabores. Depois desse dia sempre uso feijão na salada e acho que dá um toque especial e diferente.

Vamos aprender?




Eu tenho a facilidade de comprar os caroços de feijão enlatados sem caldo já pronto para salada. Mas nada de desculpas, é só cozinhar o feijão normalmente e coar o caldo.

Pode usar o feijão preto, marrom ou o branco. O importante é que seja com o grão grande.

Eu refogo em uma frigideira os grãos de feijão (já cozidos) com um pouco de azeite, cebola e alho e ainda quente jogo em cima da salada. Na salada da foto eu refoguei na mesma frigideira o grão-de-bico e uma cenoura cortada em tiras finas.



E minha mãe (Beijos mãe !)  sempre dizia quando eu era pequena: “Experimente antes de dizer que não  gosta!”


Enjoy!





terça-feira, 10 de julho de 2012

Bolinhos de Brócolis



Desde adianto que a receita de hoje não é criação minha. Tenho o hábito de navegar em sites e blogs de culinária e, em uma dessas pesquisas, encontrei essa receita. Quando acho algo interessante anoto no meu caderninho e vou testando quando tenho tempo, o que fica bom vira post.

Sou a favor da praticidade e dificilmente vou ensinar aqui no blog uma receita muito elaborada com mil etapas e mil ingredientes. Para quem não sabe eu sou casada, sou dona de casa (♪“…Levo vida de empreguete, eu pego às sete…” ), sou mãe de cachorro e trabalho em uma instituição financeira . Cozinhar é um hobby nas horas vagas, como essas horas vagas são poucas, tem que ser algo prático! E essa receita de hoje além de prática é deliciosa.

Espero que gostem!

Vamos aprender?




Ingredientes:

1 xícara (chá) de leite desnatado. Pode ser o leite normal, eu coloquei o desnatado para a receita ficar mais light;

1 xícara (chá) de farinha de trigo;

2 xícaras (chá) de brócolis já cozido e picado bem pequeno (quanto menor o tamanho, melhor);

1 cebola pequena ralada ou cortada em cubos bem pequenos;

1 colher bem cheia de queijo parmesão. Eu nunca uso aqueles queijos já ralados comprados prontos, prefiro comprar a peça inteira de queijo e ralar na hora, o sabor e inigualável;

1 ovo inteiro;

Sal

Misture todos os ingredientes em uma vasilha grande.

Em uma frigideira untada com um pouco de azeite, vá despejando a massa com a ajuda de uma colher de sopa. O tamanho dos bolinhos você que vai definir, eu fiz pequenos e em uma frigideira grande coloquei 3 para assar ao mesmo tempo.



Dica importante: Deixe o fogo na temperature de médio para baixo para que a farinha e o ovo cozinhem. Se colocar fogo alto, vai dourar e ficar cru por dentro.

Enjoy!

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Torta de Atum



Para quem não sabe, eu sou nascida e criada no estado do Espírito Santo, na cidade de Vitória. A comida típica da minha terra e a moqueca e a torta capixaba, ambas feitas na tradicional panela de barro.

“Moqueca é capixaba, o resto e peixada!” (Momento homenagem!)

A receita de hoje é uma torta capixaba “pobre” pois a receita original é bem diferente e tem vários ingredientes, vários frutos do mar como siri, ostra, camarão , caranguejo , bacalhau, entre outros.  Essa “Torta de Atum” é uma adaptação mais simples, feita de atum com repolho. Mas tambem é deliciosa e merece ser testada e provada!



Vamos aprender?

Primeiro corte meio repolho pequeno em tirinhas finas e cozinhe em água e sal até  murchar.

Em uma frigideira refoque o alho no azeite. Quando o alho estiver bem dourado, acrescente meia cebola bem picadinha. Depois que a cebola murchar é hora de acrescentar um tomate grande sem pele também picado em cubos pequenos. Junte duas latas de atum desfiado, azeitona, palmito picado e salsinha verde picada. Para temperar coloque sal e um pouco de molho pimenta.

Depois que o repolho estiver cozido, escorra,  misture no refogado e coloque tudo em uma assadeira de vidro.

Para a cobertura bata duas claras em neve. Depois acrescente as gemas, bata mais um pouco e despeje em cima da torta. Para decorar pode colocar umas rodelas de cebola e azeitonas por cima.



O tempo de cozimento e só até o ovo cozinhar e dourar. Aproximadamente 30 minutos (depende do forno).

Sirva com bastante azeite, arroz branco e uma salada de folhas verdes.

Enjoy!

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Salada – Dia 7



Chegou a hora de dizer tchau ao “Desafio da Salada”… L L L L

Isso não quer dizer que nunca mais vou postar saladas aqui no blog, mas o “desafio” dos 7 dias seguidos, quase não repetindo ingredientes,  chegou ao fim. Hoje é o ultimo dia, espero sinceramente ter ajudado com as minhas humildes dicas postadas durante essa semana.

E para fechar com chave de ouro: uma salada de macarrão ao molho pesto (tudo verde!).



Vamos aprender?

Alface: cortei o alface em tirinhas finas e coloquei no fundo do prato fazendo uma “cama” para o macarrão;

Macarrão: eu usei o macarrão conchinha tamanho médio, mas pode ser o parafuso ou o penne. Importante é optar pelo macarrão integral. Cozinhar na água e sal (eu não  coloco óleo nem azeite na água  do cozimento). Depois de cozido, escorra e coloque um pouco na geladeira para esfriar mais rápido;

Molho-pesto: enquanto o macarrão está resfriando, chegou a hora de fazer o molho. Em um mini-processador coloque uma colher cheia de ricotta, um punhado de folhas de manjericão, pinoles, azeite e sal. A receita original do molho pesto é diferente, fiz minhas adaptações com o que tinha na geladeira.



Misture o molho no macarrão e sirva em cima do alface. Regue com um fio de azeite e coloque um grãos de pinoles para decorar.

Enjoy!