quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Pasta de ricota & cenoura

Mais uma receita super simples para o lanche da tarde: sanduíche natural com uma pasta de ricota e cenoura.



Vamos aprender?

Para um sanduíche usei duas colheres cheias de ricota. Tempere com sal, limão, azeite e ervas desidratadas (eu coloquei manjericão, salsinha e orégano). Misture bem e depois acrescente a cenoura já ralada.

Passe essa pasta no pão árabe ou no pão integral. Na hora de servir pode colocar umas folhas de alface e umas rodelas de tomate.

Enjoy! 


domingo, 25 de novembro de 2012

Tabule


A receita de hoje é um prato árabe: o tabule. Já aviso que não é a receita original, fiz algumas adaptações.  

Ficou uma ótima opção para os dias de calor. É fácil e nem precisa usar o fogão.

Além de light e refrescante, é um bom acompanhamento para o frango, para a carne e até mesmo para o peixe.

Vamos aprender?



A primeira coisa é hidratar o trigo para quibe (ou triguilho). Para meia xícara de triguilho, coloque a mesma quantidade de água  fervida  (até tampar todos os grãos) e leve a geladeira por mais ou menos uma hora. Depois desse tempo, escorra toda a água com a ajuda de uma peneira até ficar bem sequinho.



Em seguida corte em cubos bem pequenos o pepino, a cebola, o tomate e o salsão (celery).  Misture todos os ingredientes (triguilho e verduras/legumes) e tempere com sal, limão, azeite e ervas.

Sirva gelado!

Enjoy!



terça-feira, 20 de novembro de 2012

Quiche Light

A receita de hoje é um "quiche light sem massa", ou se preferir, "torta de forno light". Independente do nome, o que importa é ser light, fácil e deliciosa.

Além de ser super simples de fazer, você pode usar várias combinações de legumes diferentes. Adapte de acordo com o gosto de sua família.

O meu quiche/torta é de cenoura com milho.




Vamos aprender?

Ingredientes:

- 2 ovos inteiros;
- 1/2 xícara de leite desnatado;
- 1 xícara de ricota;
- 1 xícara de cenoura ralada;
- 1 xícara de milho cozido;
- 1 xícara de peito de peru picado;
- sal

Modo de fazer

Em uma batedeira, bata os ovos inteiros, o leite, a ricota e o sal. Pode bater no liquidificador, se preferir.

Coloque esse creme em uma vasilha e acrecente a cenoura ralada bem fininha,  o peito de peru bem picadinho e o milho. Misture bem e coloque numa forma de vidro untada.

Leve ao forno médio por aproximadamente 25 minutos (vai depender de cada forno).

Eu usei uma forma retangular de vidro tamanho grande, por isso a quiche/torta ficou com a espessura fina. Mas você pode optar por uma vasilha menor ou até mesmo porções individuais.




Dicas:

Dica 1: se gostar, opte pelo peito de peru defumado que fica um sabor bem especial;

Dica 2: pode substituir a cenoura e/ou o milho por abobrinha ralada e/ou palmito picadinho;

Dica 3: pode acrescentar azeitona, cebola e tomate.

Como foi a primeira vez que fiz essa receita, usei ingredientes simples, mas com certeza vou repetir com outras combinações e caso fique bom, volto aqui para mostrar para vocês.

Sirva quente com uma salada.

Enjoy!

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Salada simples

Hoje não vou ensinar nenhuma receita, só quero mostrar uma opção de salada simples e com ingredientes super fácies de encontrar.



Dica # 1: Se você arrumar os vegetais/legumes no prato de uma maneira bonita e  servir a salada temperada, tenho certeza que até que não gosta vai comer e pedir mais.

Dica # 2: para que a salada realmente fique “light”, evite os molhos prontos cremosos e cheios de calorias. Tempere somente com sal, azeite e limão.



Super simples, vamos aprender?

Ingredientes:

- tomate;

- alface;

- cenoura ralada;

- pepino;

- palmito.

Para a montage do prato, use a criatividade!

Enjoy!

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Pimentão recheado


A maioria das receitas de "pimentão recheado", são com carne moída. Eu não como carne, por isso, sempre procuro fazer adaptações para a minha dieta restritiva mas sem perder o sabor.

Hoje usei um recheio de arroz integral com cogumelos.

Vamos aprender?



Usei o pimentão vermelho pois ele tem o gosto mais suave e menos indigesto para comer a noite, mas pode usar o pimentão verde sem problemas (É só uma questão de gosto).

Corte a tampa do pimentão e com um faca tire as sementes tomando cuidado para não furar as laterais. Se necessário,  corte o fundo do pimentão (a bundinha) para facilitar que ele fique em pé na travessa. Coloque em uma travessa de vidro untada com um pouco de azeite e leve ao forno baixo por uns 20 minutinhos. Reserve a tampa para decorar, não precisa levar ao forno.

Enquanto o pimentão estiver no forno, vamos fazer o recheio.

Em uma frigideira, refogue no azeite meia cebola cortada em cubos bem pequenos. Depois que a cebola murchar, acrescente o alho batido e o sal. Adicione os cogumelos cortados em tiras finas. Abaixe o fogo e deixe o cogumelo cozinhar. Se necessário coloque um pouquinho (bem pouco) de água para ajudar no cozimento.



Depois de cozido, acrescente um tomate bem maduro processado em um processador. Caso não  tenha um processador de alimentos, tire a casca do tomate e pique bem picadinho (o efeito final será o mesmo). Adicione salsinha verde picadinha.

No final, acrescente nessa mistura o arroz integral já cozido. Misture tudo e prove o sal.

Tire os pimentões do forno e recheie com esse "arroz de cogumelos".

Volte com os eles já recheados para o forno por uns 15 minutinhos. Se quiser, pode acrescentar um pouco de queijo parmesão ralado por cima para gratinar. Eu optei em servir sem queijo.

Regue com azeite e esta pronto!

Enjoy!

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Fruta do dia: mamão


É muito importante o consumo de duas porções de frutas todos os dias, e a minha escolhida no café da manhã de hoje foi o mamão papaya.



Mesmo eu não tendo muita facilidade para encontrar o mamão papaya aqui onde eu moro (Miami), sempre  que posso dou uma passadinha em um supermercado orgânico para comprar essa fruta deliciosa e que na minha opinião é a cara do Brasil.

Sabemos que ele ajuda na digestão e possui muitas fibras. Mas estive pesquisando e são  inúmeros os benefícios do mamão.



Uma fruta saborosa e super versátil . Pode ser consumida de várias maneiras: eu optei em comer com mel e aveia. Mas pode ser consumida como vitamina, basta bater com leite. Picada em cubinhos com yogurte natural  ou até mesmo em uma salada de frutas.

Enjoy!






sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Farofa light!

Gente! Tem coisa melhor do que comer farofa sem ficar com peso na consciência depois?

Hoje vou ensinar como isso é possível. \o/

O grande segredo é substituir a farinha de mandioca pelo germe de trigo (Putz, como não pensei nisso antes!!!). Essa receita foi a solução dos meus problemas, pois eu amo farofa mas tento evitar pelo alto valor calórico... Mas agora pooooodddddeeeee!

Fiz pela primeira vez essa receita de "farofa light" e com certeza vou repetir muitas vezes com outras combinações.



Vamos aprender?

Em uma frigideira refogue no azeite uma cebola pequena cortadas em tiras finas. Em fogo baixo mexa a cebola até caramelizar. Depois acrescente a cenoura também ralada em tiras finas e deixe cozinhar por uns 5 minutinhos até murchar

Tempere com sal e acrescente o germe de trigo. Desligue o fogo e coloque as uvas-passas e a salsinha picadinha. 




Pode sirvir quente ou em temperatura ambiente.

Obs: vou deixar um link aqui para quem ainda não conhece ou para quem conhece mas não tem o hábito de comsumir o germe de trigo: veja um pouco de seus benefícios para a saúde! Eu consumo diariamente, e recomendo!



Enjoy!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Torre Light

Super simples e rápido de fazer. Até quem não tem a menor aptidão para cozinhar, consegue fazer essa receita que chamei de "torre light".

Lindo de ver e delicioso de comer!




Vamos aprender?

Use um grill elétrico para grelhar a abobrinha. Caso não tenha um grill, pode fazer em uma frigideira. 

importante é cortar as fatias da mesma espessura para que elas cozinhem de maneira uniforme.

Depois de grelhado, monte as camadas com a abobrinha, o tomate e a mussarela de búfala. 

Tempere com sal, azeite e polvilhe salsinha para decorar.

Essa receita pode ser servida gelada ou quente. Eu fiz gelada, mas caso queira, pode levar o prato  pronto ao forno por uns 15 minutinhos para derreter o queijo e amolecer o tomate.

Uma dica: Essa receita pode ser feita com berinjela, abobrinha verde ou com a abobrinha amarela.

Enjoy!

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Brusquetas ou bruschetas



Brusquetas ou bruschetas: a mais famosa entrada da culinária italiana além de ser super simples de preparar é light!

Pode abrir sua geladeira e a despensa que com certeza você vai achar: tomate, queijo e pão. Então que tal surpreender seu namorado(a), marido (esposa), amigo(a) antes do jantar de hoje a noite com essa "entradinha". Ah, e se não tem companhia para o jantar, surpreenda você mesmo, você merece!

Existem mil variações para fazer a brusqueta além da maneira tradicional, essa é a minha versão light.



Vamos aprender?

Corte um pão  italiano na diagonal e coloque no forno para torrar. O tempo vai depender do seu forno, mas geralmente uns 10 minutinhos.  Eu não  coloco azeite pois acho que ele atrapalha na crocância, ele não  deixa que a fatia de pão fique totalmente torrada, prefiro acrescentar o azeite depois.

Enquanto o pão   está no forno, corte tomates em cubinhos bem pequenos. No meu caso usei o tomate-cereja cortado ao meio, mas pode ser qualquer tomate desde que esteja bem maduro.

Coloque o tomate picado em uma vasilha e tempere com sal e azeite. Acrescente a mussarela de búfala cortada em cubinhos e mecha para misturar todos os ingredientes. Eu gosto de misturar com as mãos para evitar que o tomate desmanche.




Quando o pão   estiver crocante, tire do forno e coloque a mistura de tomate com queijo em cima, regue com um fio de azeite e sirva imediatamente. Se demorar para servir, o tomate "molha" o pão   e  ele perde a crocância.

Na arrumação do prato coloquei um fio de azeite, molho balsâmico e manjericão desidratado.

Enjoy!

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Salada cenoura & maçã


Quer uma salada refrescante para os dias quentes?

A receita de hoje é uma ótima opção, além de ser prática e super saudável !

Vamos aprender?



Em um ralador estilo "mandolin" rale duas cenouras cruas e uma maçã vermelha. Eu tirei a casca da maçã,  mas pode usar com a casca. Caso você não tenha o "mandolin", pode ralar a cenoura em um ralador normal e picar a maçã em cubos bem pequenos com a faca, vai ficar bom do mesmo jeito.

Dica: Logo depois de ralar a maçãé importante colocar suco de limão em cima para evitar que ela fique escura.

Misture em uma vasilha a cenoura e a maçã. Acrescente as uvas-passas e tempere com sal e azeite. 

Opcional: pode colocar um pouco de maionese light com creme de leite OU yogurt natural para dar uma "liga". 



Na hora de servir usei um molho de mostarda com mel. Super simples: para uma medida de mostarda, coloque duas de mel. Misture bem!

Sirva gelado!

Enjoy!


terça-feira, 2 de outubro de 2012

CupCake


Essa receita foi a salvação para os meus problemas no que diz respeito a "bolo"... Vou explicar!


Eu amo um bolo fresquinho com café ou chá, mas evito preparar pois a minha família é pequena (eu e meu marido) e se eu fizer uma receita de bolo inteira, vou acabar comendo mais do que devo, afinal vamos combinar que um bolo inteiro para uma família de duas pessoas é  muita coisa... Xô tentação!






Foi então que resolvi dividir a receita pela metade e fazer porções individuais nas forminhas de cupcake, ajudando assim a matar a vontade de comer um bolo e controlando a alimentação.



Vamos aprender?

Ingredientes:

- 1 colher de sopa da manteiga;
- 1 ovo inteiro;
- 1 xícara (chá) de açúcar;
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo;
- 1/2 xícara (chá) de leite;
- 1 colher (café) de pó royal (fermento em pó).

Modo de fazer:

Na batedeira, bata a manteiga, o ovo e o açúcar até virar um creme liso. Depois acrescente o trigo e o leite e bata mais um pouco. O  pó royal coloca ao final e  misture com uma colher, não bata.

A receita rende 6 cupcakes médios.







Encha as forminhas com a massa até a metade pois ela cresce, dobra de tamanho. Leve ao forno por aproximadamente meia hora.

Pronto! Agora é só passar o café!


Yummy!


sábado, 29 de setembro de 2012

Crepe de Banana com Canela


Para quem sente falta de receitas doces aqui no blog, hoje vou ensinar um crepe "falso" de banana com canela.


No lugar de fazer a massa da panqueca, vamos substituir pela tortilla. Caso queira uma opção mais saudável, pode usar a tortilla integral.

E viva a praticidade, V-I-V-A!



Vamos aprender?

Em fogo baixo (bem baixo), coloque a tortilla em uma frigideira de tamanho grande. Polvilhe mussarela ralada. Quando ela começar a derreter, coloque as bananas cortadas em rodelas bem finas, salpique um pouco de açúcar e canela e deixe até a banana amolecer. O açúcar é  opcional, pode fazer sem o açúcar que fica bom do mesmo jeito, além de ficar mais light. \o/

Depois da banana "cozida" e do queijo derretido, feche a tortilla tipo um envelope e se for preciso aumente o fogo para dourar dos dois lados.



Sirva ainda quente.

Uma sugestão:  servir com sorvete. Uma boa opção  é  pegar o sorvete de creme ou baunilha e bater no liquidificador com um pouco de canela. Se necessário, volte para o congelador para dar mais consistência.

Enjoy!







sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Conchiglione Recheado 2

Já postei aqui no blog uma receita de conchiglione recheado com espinafre e ricota.



Hoje vou ensinar a mesma receita de maneira um pouco diferente, mas tão gostosa quanto a outra, por isso resolvi compartilhar aqui com vocês.

Vamos aprender?



O recheio:

Em uma panela, refogue o espinafre no azeite, alho e na cebola ralada ou cortada em cubos bem pequenos. Refogue até o espinafre murchar, volte com o ele para uma tábua e pique com a faca. Reserve.




Na mesma panela, refogue meia cebola no óleo até murchar. Acrescente uma colher de sopa (rasa) de farinha de trigo, mecha durante uns 5 minutinhos para a farinha cozinhar. Depois coloque meia xícara  de leite aos poucos até virar um creme. Se ficar grosso, pode acrescentar um pouco mais de leite. Finalize com 3 colheres cheias de parmesão ralado. Volte com o espinafre picado para a mesma panela e mecha. Verifique o sal.




Montagem:

Recheie cada “concha” (ou conchiglione) com o creme de espinafre.

Em uma vasilha que possa ir ao forno, coloque um pouco de molho de tomate no fundo, coloque as conchas já recheadas e no final um pouco mais de molho de tomate. Salpique com queijo parmesão e leve ao forno.


Sirva quente e regue com um fio de azeite.

Enjoy!