sábado, 29 de setembro de 2012

Crepe de Banana com Canela


Para quem sente falta de receitas doces aqui no blog, hoje vou ensinar um crepe "falso" de banana com canela.


No lugar de fazer a massa da panqueca, vamos substituir pela tortilla. Caso queira uma opção mais saudável, pode usar a tortilla integral.

E viva a praticidade, V-I-V-A!



Vamos aprender?

Em fogo baixo (bem baixo), coloque a tortilla em uma frigideira de tamanho grande. Polvilhe mussarela ralada. Quando ela começar a derreter, coloque as bananas cortadas em rodelas bem finas, salpique um pouco de açúcar e canela e deixe até a banana amolecer. O açúcar é  opcional, pode fazer sem o açúcar que fica bom do mesmo jeito, além de ficar mais light. \o/

Depois da banana "cozida" e do queijo derretido, feche a tortilla tipo um envelope e se for preciso aumente o fogo para dourar dos dois lados.



Sirva ainda quente.

Uma sugestão:  servir com sorvete. Uma boa opção  é  pegar o sorvete de creme ou baunilha e bater no liquidificador com um pouco de canela. Se necessário, volte para o congelador para dar mais consistência.

Enjoy!







sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Conchiglione Recheado 2

Já postei aqui no blog uma receita de conchiglione recheado com espinafre e ricota.



Hoje vou ensinar a mesma receita de maneira um pouco diferente, mas tão gostosa quanto a outra, por isso resolvi compartilhar aqui com vocês.

Vamos aprender?



O recheio:

Em uma panela, refogue o espinafre no azeite, alho e na cebola ralada ou cortada em cubos bem pequenos. Refogue até o espinafre murchar, volte com o ele para uma tábua e pique com a faca. Reserve.




Na mesma panela, refogue meia cebola no óleo até murchar. Acrescente uma colher de sopa (rasa) de farinha de trigo, mecha durante uns 5 minutinhos para a farinha cozinhar. Depois coloque meia xícara  de leite aos poucos até virar um creme. Se ficar grosso, pode acrescentar um pouco mais de leite. Finalize com 3 colheres cheias de parmesão ralado. Volte com o espinafre picado para a mesma panela e mecha. Verifique o sal.




Montagem:

Recheie cada “concha” (ou conchiglione) com o creme de espinafre.

Em uma vasilha que possa ir ao forno, coloque um pouco de molho de tomate no fundo, coloque as conchas já recheadas e no final um pouco mais de molho de tomate. Salpique com queijo parmesão e leve ao forno.


Sirva quente e regue com um fio de azeite.

Enjoy!

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Southwestern Penne

macarrão de hoje é uma adaptação  que deu super certo da "Southwestern Pasta". 

A "southwestern"  é bem famosa aqui nos Estados Unidos e pode ser encontrada em forma de macarrão ou salada.



Vamos aprender?

Em uma panela, refogue no azeite meia cebola cortada em cubos pequenos. Depois que a cebola murchar, acrescente o alho batido até dourar. Depois acrescente os  pimentões cortados em cubos pequenos. Usei  pimentões verde, amarelo e vermelho.

Depois que o pimentão cozinhar, acrescente os caroços de feijão "manteiga" já cozidos,  as uvas-passa e os tomates-cereja cortados ao meio. Tempere com sal. Desligue o fogo e reseve.

Em uma panela separada  faça um molho de tomate caseiro. 

Segue o link da receita do molho caseiro:




Montagem do prato:

Nos potinhos redondos individuais, coloque o  macarrão cozido no fundo (eu usei o penne, mas pode ser o parafuso, gravatinha ou conchinha). Coloque o molho em cima do  macarrão e por cima de tudo o refogadinho de vegetais com  feijão 




Opcional: na hora de servir pode colocar folhas de  manjericão .

Regue com azeite e sirva com queijo  parmesão  ralado.

Enjoy!


quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Pizza Light & Integral


Tem coisa melhor do que comer uma pizza com a consciência tranquila?



Já postei aqui no blog uma receita de pizza light feita com pão árabe ou tortillas, a de hoje é um pouco mais elaborada: a massa é caseira e integral.


Vamos aprender?

Ingredientes para a massa:

1 sachê de fermento biológico;
½ xícara de água morna;
1 colher de sopa de açúcar;
1 colher de chá de sal;
1 colher sopa de azeite;
1 xícara de trigo;
1 xícara de trigo integral.




Modo de fazer: misture o fermento com a água e o açúcar. Deixe levedar durante uns 5 minutos. Depois acrescente o restante dos ingredientes sendo que a farinha de trigo tem que colocar aos poucos, até dar o ponto de soltar da mão.

Coloque numa vasilha, cubra com filme plástico e deixe descansar por 1 hora até dobrar de volume. Abra a massa com um rolo e forre os tabuleiros. Pré-assar a massa durante uns 10 minutos.



Agora sim, chegou a hora mais divertida: montar a pizza!

A minha eu usei mussarela, tomates variados, cebola, manjericão & abobrinha verde e amarela (sim, quem acompanha minhas receitas    percebeu “eu amo abobrinha”)!

Na hora de servir, regue com azeite.

Enjoy!